sábado, 21 de junho de 2008

MISTÉRIOOOO

Percorrendo a escola percebo algumas professoras sentadas e seus alunos quietos, realizando tarefas. Sinto um misto de inveja e perplexidade. Como isso é possível? Raramente eu sento, e o pior, raramente meus alunos ficam em silêncio, realizando suas tarefas. Na verdade, ficam sim, mas por curtos momentos, nunca um dia inteiro de aula. Qual seria o segredo para fazê-los mudos? Qual a mágica para conseguir sentar por mais tempo além do minuto que eu faço a chamada?

Que mistério é esse? Ou seria uma espécie de magia, branca ou negra?

Certamente faltei no dia que ensinaram isso na faculdade.

Preciso encontrar o ponto x do meu erro(?). Onde já se viu, uma professora não conseguir lecionar sentada?? Alguma coisa está errada, ôôô se tá!!!

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp