sexta-feira, 27 de junho de 2008

RECUPERAÇÃO DE NOTAS - MATEMÁTICA

Good news

Apliquei uma nova prova nos alunos com pouco entendimento em Matemática. Voltei ao bimestre anterior, em grau de dificuldades e voltei ao concreto. Com o grupo de nível intermediário, de forma diferente, apliquei a mesma prova com uma nova oportunidade. No primeiro momento todos tentaram resolver as questões sozinhos. Num segundo, utilizei-me da tutoria, com resultados prá lá de positivos.

Felizmente, os alunos, todos, perceberam que a Matemática não é um bicho de sete cabeças e que eles podem aprender sim, desde que algumas condições sejam preenchidas, dentre elas o pensar, o trabalhar, o ficar confuso no primeiro instante e a superação desse sincretismo.

___ Professora, estou um pouco confuso!

___ Parabéns, Luc, isso é ótimo.

___Mas, professora eu não consigo fazer.

___ Vamos lá. Pense no seguinte...

___ Ah, professora é assim? Então, tá.

Com a solução para um problema apresentado, obtida pelo aluno, construímos o aprendizado. Solução de problemas, nada melhor para a construção do aprender.

Parabéns, gatinhos e gatinhas

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Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp