terça-feira, 26 de maio de 2009

LETRAMENTO

Creio que o desconhecimento sobre alguns assuntos (importantes) justifique a prática,ainda,em sala de aula, do mecanicismo. Dentre eles, eu destaco: letramento, psicogênese da leitura e escrita, estratégias de leitura e,por fim, utilização do material concreto.

Será que é isso?

Só pode. Minhas colegas têm boa intenção e são ótimas pessoas - quero deixar isso claro, tá?

Bom, vou indo. Bjs

2 comentários:

Suelly Marquêz disse...

Beth, diate do fato do Letramento estar moendo os cerebros de professores e pedagogos, é justo esclarecer ás primarias professoras o que lhe cabe neste patrimonio cultural ,minha amiga, ou voltar ás aguas estagnadas do passado.Abraços e calma!

Beth disse...

Suelly

Tudo bem?
Sabe, toda pedagoga sabe, ou deveria saber, o que significa o termo letramento.

Creio que para aquelas que não sabem, e recebem seus salários mensais como professoras, uma boa pesquisa sobre o assunto seria indispensável.

Sú, obrigada pela visita

bjos

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp