quarta-feira, 22 de julho de 2009

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA 1 ª SÉRIE - 2º SEMESTRE

Expectativas em relação à evolução das sondagens


Sondagem do início do ano


Escrita pré-silábica com utilização de
grafismos e outros símbolos ou letras.


Escrita silábica sem valor sonoro
convencional; conhecimento limitado das
letras do alfabeto e de sua forma gráfica.


Escrita silábica com valor sonoro
convencional; conhecimento da maioria das
letras do alfabeto e de sua forma gráfica.


Escrita silábico-alfabética estabelecendo
relação entre fala e escrita e utilizando uma
letra para cada sílaba e às vezes mais letras.


Escrita alfabética, sem observar as
convenções da escrita.



Sondagem de setembro

Escrita silábica com valor sonoro;
conhecimento de todas as letras do
alfabeto e de sua forma gráfica.


Escrita silábica com valor sonoro;
conhecimento de todas as letras do
alfabeto e de sua forma gráfica.


Escritas silábico-alfabéticas ou alfabéticas
com a utilização de todas as letras do
alfabeto.


Escrita alfabética, ainda que não esteja
atenta às convenções ortográficas da escrita.


Escrita alfabética, observando algumas
convenções da escrita.



http://lereescrever.fde.sp.gov.br/site/Documentos/guia_planejamento_1a%20serie_vol2.pdf

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp