sexta-feira, 5 de março de 2010

SEM LER

Nay, Mt, Mt Gds e Rn. Quatro alunos ainda no silábico com valor sonoro. Quatro alunos que se recusam na realização das tarefas. Quatro alunos que consomem minha energia, utilizada na tentativa de fazê-los trabahar e nos meu questionamento: por que será que eles não fazem a lição? Quatro alunos que inspiram em novas abordagens, porque para mim, eles TÊM condições para aprender. Qual será o caminho: Por qual porta devo entrar para estabelecer contato com essas crianças.

Quatros alunos
Quatro crianças
Quatro pessoinhas com todo potencial para realizar, para aprender.
Num universo de 33 alunos, quatro consomem minhas preocupações.

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Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp