quarta-feira, 25 de junho de 2008

DIA DE PROVA

Acho que a maioria conseguiu. Creio que o resultado será positivo. Quando penso em resultado positivo, não penso somente em notas, mas na vitória do aluno ao se perceber capaz de enfrentar um dia como o de prova. Penso neles vencendo o medo da prova, superando-se, orgulhando-se de si mesmo, modificando as crenças sobre sua pessoa, acreditando no futuro. Para mim um dia de prova não diz quase nada sobre o aluno, considero sua atuação diária, em muitos aspectos. Conforme aviso a criança no começo do ano, com lembranças periódicas, a minha avaliação sobre seu respeito é diária, não sazonal.

É claro, se meu aluno indica seu sucesso com os resultados satisfatórios, bons ou muitos bons, ele me dá o retorno de que, com ele, estou no caminho certo. Isso é muito bacana...

Parabéns, alunos meus.

Um comentário:

André Felipe disse...

O objetivo de uma avaliação é justamente esse. :)

Estou feliz por saber que existem professoras como a senhora. Boa sorte!

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp