Quase sempre, ultimamente, entro no site da Secretaria da Fazenda na esperança de ver algum din din, que cairá em minha conta corrente num momento futuro, para me salvar. Mas, o din din não vem. Não vem e não virá. Minha escola não alcançou a meta estabelecida pelo IDESP. Pior que isso, regrediu em seu ensino, com relação ao ano de 2007. Nosso resultado foi menos que a metade do produzido em 2007. Sentirei a falta do din din, mas tenho certeza que o índice é super justo, no tocante ao resultado da escola onde leciono - sem trabalho não há resultado positivo, o aprendizado não é fruto de um milagre, mas de esforço diário, prática refletida e planejada.
Em 2008, ouvi com frequência: minha única preocupação e com a aposentadoria ou, ainda, estou a pouco tempo de minha licença prêmio. Pra que trabalhar? Já estou me aposentando, mesmo! Essas e outras afirmações estiveram presentes em nosso cotidiano escolar, em 2008.
Bom, embora não tenha nada a ver com a vida de cada um, penso o seguinte: e as crianças que estiveram sob a tutela escolar dessas minhas colegas professoras? E o prejuízo em sua vida escolar, quem arcará com eles? Certamente, as próprias crianças. Não sou santinha, longe de mim, mas responsabilidade com a vida alheia, e com o dinheiro público, tem que estar presente em minha vida, diariamente. No mínimo, é isso que eu devo ao Estado, sou remunerada para fazer um bom trabalho, senão, penso, caio fora. Não recebo por algo que não fiz.
Minha escola esteve abandonada, o fruto desse descaso está nos resultados do IDESP, nas páginas de qualquer jornal ou no site da Educação, para qualquer um ver. Sinto-me envergonhada com isso? Não! Apenas sentirei falta de um dinheirinho a mais na minha conta. Trabalhei em 2008? Trabalhei e muito. Meus alunos, saídos de uma quarta série PIC, estão belos e fortes na primeira série do ensino fundamental II. Fiz o que me competia? Sim! Tenho certeza disso.
Sem meta, sem bônus. Mais que justo!
Essa situação não tira o meu sono, nem me torna indigna! Reflete sim, uma realidade que era ruim de ver: o abandono de uma escola (pública) por seu grupo (alguns) de educadores.
Formação da competência docente
Há 7 anos

Um comentário:
poxa, q pena! mas a análise deveria ser feita por sala, não por escola, pois há pessoas q saem prejudicadas.
bjus
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