Muita diferença. Às vezes me perco.
Acho que levo mais jeito para trabalhar com alunos com mais idade, eles me entendem melhor. Com os pitotocos da primeira série, estou um pouco perdida. Na verdade, na aprendizagem estamos indo bem, mas me pego exigindo de meus alunos atitudes de um "adulto", de alguém mais velho.
Eles são muito crianças, ainda, com apenas seis aninhos. Danada de alteração que manda esses bebês entrarem na primeira série do ensino fundamental I. Eles deveriam estar nas creches, brincando de pega-pega, de esconde-esconde, não enfrentando a dura disciplina de uma escola regular. Tá certo, eles têm condições de aprender a ler e escrever, nesse momento, mas o emocional deles deixa a desejar.
Por isso, alguns se escondem atrás da porta, das muretas, embaixo das carteiras para eu achá-los (pode?), outros choram de dor de barriga, fazem coco nas calças, sentem saudades da mãe, querem ir para casa. Muitos não sabem apontar um lápis e eu lá a exigir bom comportamento, lição completa, nenhuma brincadeira em sala de aula, nada de pega-pega, esconde-esconde nem barra manteiga. São 36 alunos nessa situação, nem quinze, nem vinte, mas 36 - dois deles com necessidades educacionais especiais.
___Professora, o que acontece que a senhora só "briga" com a Brd em sala de aula???
___ Professora, o Ntn não quer vir para escola, aconteceu alguma coisa?
___ Professora, Gulhm não tem amigos, não o deixo brincar na rua, é natural que ele queira brincar de pega pega em sala de aula´.
É?
__ Mãe eu chamo a atenção de BRd porque ela conversa muito, corre na sala de aula e não faz suas tarefas, inclusive as de casa.
___ Mãe, Lc bateu no Ntn na fila do recreio...
___ Mãe, sinto muito que Gulhm não tenha amigos e queira brincar em sala de aula (de pega pega), mas agindo assim ele me atrapalha, atrapalha os colegas, a si mesmo, além de correr riscos por causa da brincadeira fora de hora e lugar.
___ Mãe, minha tarefa é alfabetizar seu filho, se ele não faz lição em sala de aula e nem mesmo a de casa, como ele vai progredir? Não posso brincar com ele de esconde-esconde...
____Mães, sou apenas uma professora. Uma única em sala de aula a atender necessidades físicas, intelectuais e emocionais de 36 criancinhas de 6 anos.
Mamães, muita calma nessa hora...
Formação da competência docente
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário