segunda-feira, 11 de maio de 2009

A INTERAÇÃO COM O MEIO OU COM O OBJETO - CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

PIAGET E VYGOTSKY - ambos eram interacionistas.

PIAGET E VYGOTSKY - um acreditava que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o objeto.

PIAGET E VYGOTSKY - o outro acreditava que na interação do sujeito com o meio se dava a construção do conhecimento.

PIAGET E VYGOTSKY - todos os professores seriam beneficiados se conhecessem as teorias desses autores.

Emília Ferreiro - espistemologia da leitura e escrita (lecto-escritura)

Luria e Leontiev - a importância do trabalho e da linguagem no desenvolvimento humano, no estabelecimento das funções superiores.


Há tanta contribuição, de tantos cientistas, sobre o conhecimento, porque ficar, então, na prática mecanicista do BA-BE-BI-BO-BU???

Paulo Freire ficaria perplexo se soubesse que a Educação Bancária ainda está presente no cotidiano escolar.

Senhor....., isso é muito sério!

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp