segunda-feira, 11 de maio de 2009

VA-VE-VI-VO-VU - A VACA VOA

BA-BE-BI-BO-BU

ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu
ba-be-bi-bo-bu

A babá baba.

MA-ME-MI-MO-MU

ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu
ma-me-mi-mo-mu

A mamãe mama.

VA-VE-VI-VO-VU

va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu
va-ve-vi-vo-vu

A vaca voa.


Vó, sinto muito, mas eu não trabalho com cópia, as tarefas dadas para os meus alunos não são mecanizadas. Jamais a senhora encontrará atividades de reprodução apenas. BA-BE-BI-BO-BU???????? Não, jamais pedirei para meu aluno realizar, 500 mil vezes (nem uma), a cópia dessas sílabas. A senhora aprenderia algo assim? Nem ele, nem meus alunos...

Esqueça vó. Não sou mecanicista. Sou sócio interacionista, com abordagem construtivista (solução de problemas).

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp