quinta-feira, 23 de julho de 2009

BOM SENSO - SARESP

COMUNICADO

A Secretaria de Estado da Educação comunica aos gestores das Redes Municipais e das Escolas Particulares que não divulgará os resultados individuais das escolas sem prévia e expressa autorização. A adesão ao SARESP permitirá apenas a inclusão das médias e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de desempenho considerado o conjunto de cada segmento. Esta divulgação poderá abranger diferentes áreas geográficas, desde que não seja possível a individualização dos resultados

Por exemplo:
Média da rede municipal em Língua Portuguesa 4ª série
Média das escolas particulares Língua Portuguesa 4ª série.
Distribuição dos alunos das escolas particulares por nível de desempenho, etc.

O boletim de resultados de cada escola da rede municipal e do grupo das escolas particulares só será divulgado junto às mesmas.

Secretaria de Estado da Educação



Nota minha: Felizmente, o bom senso vigorou. Os professores das escolas com baixo resultado no SARESP 2009 não serão expostos, como fomos nós no começo desse ano. Certamente, a medida de não divulgar os resultados individuais garantirá aos professores que trabalham, que são comprometidos, a paz necessária, digo mais, a dignidade, para exercerem seu magistério no ano posterior à realização da avaliação. Se a aprendizagem é um processo, dependente de vários fatores, vários sujeitos, para ser bem sucedido, não é correto "colocar no tronco" e chicotear os professores que assumiram uma quarta série em cacos, final do ciclo, como sendo responsáveis pelo fracasso nesse processo. Sou a favor do SARESP, embora creio que essa avaliação não baste e não deveria estar vinculada ao bônus. Enfim, isso seria assunto para outra conversa. Por ora, fico feliz que a dignidade dos professores seja preservada com essa nova medida.

Sim, eu trabalho numa escola, eu amo trabalhar lá, mesmo que o resultado do SARESP 2008 tenha sido ruim demais. Não avalio o meu trabalho pelo resultado do SARESP e nem me subjugo aos jornais que estamparam o nome da minha escola como sendo a pior, a que menos progrediu, a que mais piorou em 2008, em sua primeira página. Eles não sou eu, eu não me importo com eles e sigo em frente.

AVE, professora Beth e demais colegas que seguiram em frente, comigo.

Site consultado: http://www.educacao.sp.gov.br/arquivos/Comunicado_Saresp2009.pdf
no dia 23/07, às 10h

Um comentário:

Nádia disse...

boa a sua opinião!
bjus

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp