terça-feira, 27 de outubro de 2009

É BEM CANSATIVO...

Na minha classe encontram-se, segundo a sondagem de agosto:

a) 16 alunos alfabéticos

b) 2 reconhecendo as letras agora (uma, inclusive, foi matriculada em outubro e o outro aluno com baixa visão)

c) 3 alunos com muita dificuldade

d) 15 alunos entre silábico com valor sonoro e silábico alfabéticos

Bom, preparo atividades diferenciadas para os grupos a, b-c, d.

No final da aula de leitura escrita, principalmente às terças e quartas feiras, estou exausta.

Nem se fale na pesquisa que tenho que fazer para preparar atividades adequadas para os alunos evoluírem. Nem pensar nas mesmas tarefas para todos. Nem pensar...

Ainda bem que posso contar com:

1) Minha nova auxiliar de classe, que é show de bola (extremamente competente)
2) O livro de atividades do programa Ler e Escrever
3) O computador e impressora da escola
4) O meu pen drive (preparo aqui, gravo no pen e imprimo na escola).

É bem cansativo, embora, não possa reclamar. Meus alunos da primeira série estão indo bem. Já pude perceber que, do grupo amarelo (silábico com valor, silábico alfabético), muitos avançaram. Já amanhã irão para o grupo azul (alunos alfabéticos).

Graças a Deus, minha tarefa está sendo cumprida (e comprida, também).

Amém

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Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp