quarta-feira, 19 de maio de 2010

REGULARIDADES NA ESCRITA DOS NÚMEROS

Rnm é um garoto que ultimamente me encanta. Com progresso aquém em 2009, agora em maio/2010 demontra um desenvolvimento muito bom. Por esses dias farei a sondagem para avaliar sua hipótese de escrita, mas, em Matemática, ele me supreende agradavelmente. Rnm parece ter percebido as regularidades na escrita de números de zero a 100 e ele desenvolve essa tarefa com muita facilidade. Isso me encanta demais, porque várias dificuldades ele apresentou em 2009 e no início de 2010.

___ Professora, posso fazer até o 100?

___ Sim, pode. Tome o quadro numérico.

___ Não precisa, professora. Eu consigo fazer até o fim. Eu gosto de fazer isso. Posso escrever até depois do cem??

___Pode.

Eu respondo isso com os olhos arregalados. Seu empenho e sua vontade de aprender aquecem meu coração de alegria.

Em 2009

__Mãe, preciso da tua ajuda. Rnm não faz as tarefas em classe, não faz as de casa, corre na sala, fica escondido atrás da porta, embaixo das mesas, não traz o material, vem com a mochila trocada (do irmão), nunca traz os livros etc

___Não se preocupe, professora. Meu outro filho aprendeu a ler com 14 anos. Isso é normal (????????) na minha família (de nove filhos).

Fiquei pasma. Percebi que pouco conseguiria com a mãe de meu aluno. Mas, não desisti. Comprei novos cadernos e dei um estojo completo. Seu material eu guardava comigo, em sala de aula. Demorou bastante, mas parece que, agora, o interesse pelos estudos aconteceu.

Isso é muito bom.

Será que foi o tênis?

Postagem dedicada à Verônica, minha irmã

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp