Professora, a conta é de mais ou de menos???
Diante dessa pergunta percebo o quanto tenho que avançar com meus alunos. Na verdade, penso nas atividades que devem ser propostas para que eles avancem.
Problemas:
1) No armário há 8 copos de vidro e 6 de plástico. Quantos copos há no armário?
Meus alunos conseguem a resposta, sozinhos.
2) No meu armário há 14 copos. Se 8 são de vidro, quantas são os de plástico?
Surge a pergunta: professora, é de mais ou de menos?
3) Havia 8 copos de vidro no armário; foram colocadas 6 copos de plástico. Quantos copos há no armário?
Meus alunos já sabem que o problema envolve adição.
4) Agora nesse: Pedro foi jogar com 15 figurinhas. Na primeira partida perdeu 7, na segunda ganhou algumas e ao terminar estava com 12. Quantas figurinhas ele ganhou na segunda partida?
Os alunos, em geral, cruzam os braços, sem imaginar o que fazer
Sim, sim. Tenho muito o que trabalhar para o avanço de meus alunos, em Matemática. A questão é: o problema envolve adição ou subtração? OU, ainda, o problema envolve adição e subtração? Eis a questão. É nesse conhecimento, conceitual, do campo aditivo, que eu devo derramar meu empenho. Sem isso, as crianças ficaram onde estão, ou ainda, no máximo, farão a resposta por fazer, sem reflexão alguma.
Beth, avante, professora!
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