quinta-feira, 27 de maio de 2010

AINDA: PROFESSORA, A CONTA É DE MAIS OU DE MENOS???

___Professora, a conta é de mais ou de menos???

Ahhh, a pergunta que não quer calar...

Quando ouço essa pergunta, penso: será que eles estão muito longe de perceberem, por si só, se o problema envolve adição, subtração, ou ambos??

Ahhh, o trabalho para a aquisição dos conceitos do campo aditivo tem sido constante. Não esmoreço. Mas, quando eles conseguirão autonomia na resolução dos problemas??

No segundo semestre, que está logo aí, eu devo apresentar o campo multiplicativo, aos meus alunos. Espero que a maioria das dúvidas, envolvendo o campo aditivo, estejam solucionadas.

Fazer conta, até que eles sabem. Somar e subtrair já não é problema para eles. A questão principal agora é: quando, num problema, utilizar a soma ou a adição??

Eis a grande questão!!

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp