sábado, 29 de maio de 2010

PROFESSORA, EU FIZ SOZINHA!!!!!!!!

___ Professora, eu fiz sozinhaaaaaaaaaaaaaa.

Assim, Ysm se aproximou de mim, feliz da vida, com o caderno na mão, apontando o problema que ela resolvera, sozinha. A felicidade maior é que toda a "continha" foi efetuada por ela, sem ajuda de ninguém. Isso é o bom, essa autonomia.

Ysm é uma daquelas crianças cuja lição de casa era realizada pelos pais. Foi uma "briga" imensa mudar essa situação (lição de casa é para os filhos). Nesse novo momento, Ysm realiza suas lições de casa sozinha, mesmo que com erros. Não tem problema. Nesses últimos dias, em sala de aula, Ysm completa suas tarefas sem ajuda de ninguém, ora com pequenos erros, ora com acertos. A minha alegria é ver essa criança tentando, indo à luta, errando, borrando o caderno ao apagar, fazendo de novo, errando ou acertando. O acerto é o que se busca, mas o caminho, mesmo com minha orientação, será trilhado por ela.

Ysm conseguiu. Fez sua tarefa sozinha e com acerto.

Parabéns, queridona.

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp