quinta-feira, 28 de abril de 2011

2011 - PRIMEIRO ANO E QUARTA SÉRIE

Em dois turnos. Pela manhã, primeiro ano. Quarta´série no período da tarde. Os dias são corridos, ou melhor, os dias são cansativos. Ao chegar em casa, estou um caco.

O que é mais difícil, dar aulas para o primeiro ano ou para a quarta série? Hoje, para mim, é para o primeiro ano, principalmente pelo excesso de alunos em classe. Tenho 38 na lista de chamada e 36 presentes. A sala é pequena, talvez seja isso o que me incomoda. Bom, mas os alunos, em geral, são uma gracinha. Vou procurar falar deles daqui em diante. Até agora, simplesmente, eu não consegui escrever aqui ou, mesmo, não quis. Vai saber.

Em breve, colocarei minhas postagens, novas, sobre o primeiro ano. Sobre a quarta série, não há muito a escrever.

bjos

Nenhum comentário:

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp