domingo, 18 de maio de 2008

SOBE UM! BENDITO ÁBACO.

Nessa semana contruímos vários ábacos com caixas de ovos, palitos de churrasco e macarrões com furos. O nosso SND (Sistema de Numeração Decimal), traz algumas ou várias dúvidas para os alunos, na realização de adição e subtração. Com essa última eu ainda não trabalhei.

Percebi o interesse da minha classe na confecção desse instrumento que muito os auxiliará. O sobe um é especialmente difícil para seu entendimento. Com a utilização do ábaco essa tarefa ficou bem mais fácil.

Difícil para os alunos foi entender que trocamos 10 unidades por uma dezena, colocando um macarrão no pino que representa a dezena. No caso de completar-se 10 dezenas, fazemos sua substituição por uma centena, colocando no pino correspondente. Assim, com todas as outras casas. Fiquei feliz quando no final do dia eles entenderam a relação e solucionaram as continhas com resultados positivos.

Antes de entrar com o ábaco, tivemos um longo período de contato com o material dourado. Tanto o ábaco quanto o material dourado permitiram a construção do conhecimento matemático, importante para a apresentação do algoritmo convencional. As crianças, tenho certeza disso, entendem melhor, agora, o que significa subir um, que na verdade é subir uma (dezena, centena, unidade de milhar etc).

Fiquei feliz com o resultado dessas aulas. Fico mais feliz, ainda, por saber que WLY, meu aluninho, está com a auto-estima lá em cima por conseguir os resultados corretos na operação de adição.


Isso é bom demais!!


Um site dez para consulta:

http://www.mathema.com.br/







































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Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp