Percebi o interesse da minha classe na confecção desse instrumento que muito os auxiliará. O sobe um é especialmente difícil para seu entendimento. Com a utilização do ábaco essa tarefa ficou bem mais fácil.
Difícil para os alunos foi entender que trocamos 10 unidades por uma dezena, colocando um macarrão no pino que representa a dezena. No caso de completar-se 10 dezenas, fazemos sua substituição por uma centena, colocando no pino correspondente. Assim, com todas as outras casas. Fiquei feliz quando no final do dia eles entenderam a relação e solucionaram as continhas com resultados positivos.
Antes de entrar com o ábaco, tivemos um longo período de contato com o material dourado. Tanto o ábaco quanto o material dourado permitiram a construção do conhecimento matemático, importante para a apresentação do algoritmo convencional. As crianças, tenho certeza disso, entendem melhor, agora, o que significa subir um, que na verdade é subir uma (dezena, centena, unidade de milhar etc).
Fiquei feliz com o resultado dessas aulas. Fico mais feliz, ainda, por saber que WLY, meu aluninho, está com a auto-estima lá em cima por conseguir os resultados corretos na operação de adição.
Isso é bom demais!!
Um site dez para consulta:
http://www.mathema.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário