domingo, 22 de junho de 2008

ACOLHIMENTO E AFETO

Nesta semana, as provas bimestrais serão realizadas. Alguns alunos, certamente, terão bom resultado. Outros, não sei. Talvez, não tenham aprendido o suficiente. Mas, qual o motivo disso?

Alguns impedimentos para o aluno não aprender: a forma como sua família aprende, a forma como sua família encara a escola, a qualidade de relacionamento entre mãe e professora ou mãe e escola. Tenho seis alunos que ainda (em junho) não sabem ler ou escrever, são copistas, mas isso pra mim não importa. Todos estão enquadrados nesses impedimentos para a não aprendizagem.

A aprendizagem, para ocorrer, necessita, sobretudo, de trabalho (como qualquer outra coisa).

Quando a família não dá valor para a escola, ou alimenta algum conflito com a professora/instituição escolar, a criança poderá ter problemas no aprender. Dois alunos meus tiveram seus responsáveis em atrito comigo. Num caso, uma avó, não admite meu tratamento para com seu neto. Ela cismou que o garoto tem algum problema mental, um coitado, sem chances na vida, eterno dependente, e se incomoda muito porque eu estimulo a criança na realização das atividades, cobro dela, exijo que faça o que pode fazer etc. Para sua avó, esse menino iria para a escola apenas para ser socializado. Sinto muito, mas não creio em ser humano coitado. Coitado é filho de rato que nasce pelado, minha mãe já o dizia. Infelizmente, alguns adultos utilizam-se de sordidez para manter uma criança na linha.


Tenho uma aluna DM e isso não é motivo para considerá-la incapaz e tratá-la com diferença. Não, não. Dentro do que ela pode fazer, eu cobro mesmo( Tatá, faz a tarefa. Tatá, presta atenção). Eu acolho cada um de meus alunos, mas não incentivo o coitadismo em sala de aula. Todos podem, desde que queiram.

Um grito de guerra que utilizo, diz respeito ao poder do querer, tipo assim:

___ Hoje é dia de? Eu pergunto.

___Aprender !!! As crianças respondem.

___Eu posso aprender. Vocês podem aprender?

___ Podemos!!

___ Eu quero aprender. Vocês querem aprender?

___ Queremos!!!

___ Eu consigo aprender. Vocês conseguem aprender?

___ Conseguimos!!!

Isso mesmo, digo, todos conseguem aprender, desde que queiram e trabalhem para isso. Daí, pergunto como cada um trabalha para aprender, e eles respondem . Intervenho quando necessário.

Meus alunos e suas famílias, de fevereiro até agora, produziram determinados resultados. Uns positivos e outros negativos. Sou absolutamente contra da lição de casa ser feita por um adulto, ou outra pessoa que não o aluno. No entanto, a mãe que não acompanha o caderno de classe de seu filho nem se preocupa se essa criança tem tarefa para fazer em casa, está negligenciando com seu futuro e isso é uma lástima.

Não existe criança burra, cabeça dura, tapada etc, como ouço algumas referências aos alunos que não aprendem. Existe sim, e isso é muito sério, falta de trabalho, investimento, para que a aprendizagem se efetive.

O aprender, assim como o amar, não ocorre por milagre, mas como resultado de um fazer e fazer bem. Reflito, diariamente, sobre minha prática pedagógica, mas, sinceramente, sozinha nada conseguirei. Sem o afeto positivo da família, as coisas ficam pretas. Não basta por no mundo, tem que participar.

Eu acolho e procuro afetar positivamente. No entanto, não esperem de mim a prática do vitimismo ou do coitadismo. O ser humano tem um potencial imenso, maravilhoso. Alguns utilizam-se dele, outros esperam que alguém o faça por ele, outros ainda, acham mais fácil resmungar e reclamar da vida, simplesmente queixam-se. Sinto muito, não farei por ninguém, embora, estarei ao lado dessa criança até que se torne independente. Ajudo mas não faço pelo outro.

Um comentário:

Suelly Marquêz disse...

Lyzbeth, amiga, a vida é assim, um eterno aprender, refazer, e no seu instante de vida, fazer despertar, em cadauma destascrianças o que elas tem dentro de simmesmas, e sei que temos muitodentro de nós, e á vossa DEUS deu a missao de fazer depertar, fazer germinar, o
eu quero, eu posso, eu consigo, voce como eles tem as suas lutas, éclaro, todos temos, mas a sua é de grande valor, acredite, tenho feito uma nova sinfonia em minha vida, e voce está começando a sua sonata,
parabens, voce é maravilhosa, amiga
grande abraço, e avante,

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp