quarta-feira, 4 de junho de 2008

EMPRESTA UM! BENDITO ÁBACO.

Subtração

Tamo quase lá. Meus alunos já quase conseguem entender o empresta um, na subtração. Conseguindo a subtração, terão mais facilidades com a divisão. O ábaco é tudo de bom. certo que eles comeram muitos macarrões* na realização de suas tarefas. Acredita que até teve briga por causa disso?

__Professoooraaaaaa, ele comeu cinco dos meus macarrões. Como vou contar agora?

Eu só pensava: Senhooooooorrrrrrrrrrr

No fim, tudo deu certo, um pacote de macarrão para sopa atendeu às necessidades de todos (risos). Fingi não ouvir, quando um aluno disse:

__Prô, agora só falta o molho...

Senhorrrrr

* vide Sobe um! Bendito ábaco (18/05/2008)

Um comentário:

Nádia disse...

hahaha
além de comer fizeram brincos e piercings com os macarrões!!

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp