segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CANSADA - FALTA DE MATERIAL ESCOLAR

Segunda-feira, proveitosa para alguns alunos, talvez nula para outros.

Na sexta-feira, 10/10, entreguei para cada aluno uma lapiseira e uma caixinha com grafites, como lembrança do dia das crianças. Esperava com isso suprir a falta de lápis na minha classe. O descontrole com relação ao material básico (lápis, borracha e apontador) é muito grande entre os meus alunos. Já cansei de pedir lápis na escola, borracha recebi aos montes(entreguei uma para cada) e poucos alunos levam apontador no estojo. Com a lapiseira, pensei, o problema da falta de lápis e apontador estaria resolvido. Borracha, para quem não quiser utilizar da própria lapiseira, tem como conseguir mais facilmente. Os alunos adoraram o presentinho e eu pensei: finalmente, um grande problema solucionado.

Triste engano.

No dia seguinte...

___Professora, empresta um lápis?

___ Como, Tás?

___ Eu não tenho lápis para fazer a lição.

___ Mas, cadê a lapiseira que você recebeu na sexta-feira?

___ Está em casa, prô!

___ Mas, Tas, a lapiseira é para se utilizada aqui, em sala de aula.

___ Ah, não, professora. Os presentes que eu ganho ficam guardados para sempre. Eu NUNCA uso.

___ !!!!!!!!!!

Por essa eu não esperava. ninguém merece...

___Professora, tem um lápis aí?? dããããããããã

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Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp