quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LETRAS MÓVEIS

Levei, novamente, uns conjuntos (em E.V.A) de letras móveis (na rua 25 de março, os conjuntos são baratinhos, baratinhos).

Dadas as atividades para o grupo dos seis (com dificuldades sérias em leitura e escrita), percebi que os demais alunos ficaram agitados. Logo em seguida, computei alguns dissidentes no grupo dos (bem) mais avançados, dirigindo-se ao grupo dos seis para realizarem a mesma tarefa. Perguntei, então:

___ Nossa, mas vocês ainda não se cansaram de trabalhar com letras móveis?

___ Não, professora.

___ Mas, vocês não trabalharam com elas no ano passado, em outra classe?

___ Não, professora. Somente trabalhamos no começo do ano, com você. Nenhuma professora trouxe essas letrinhas pra gente.

Ah, tem dó, pensei!

Quando trabalhamos com ábaco, material dourado, cartas, dominós etc, em Matemática, cruzadinhas, caça palavras etc, em Leitura e Escrita, os alunos tiveram a mesma reação - não haviam trabalhado com esse material nos anos anteriores.

Caramba...

Caramba, caramba, caramba. Outra vez, caramba!

Não é de se estranhar porque tantos alunos saiam do fundamental I, sem saber ler, escrever, somar, dividir etc etc etc.


Melhor fazer greve, né? É mais fácil e não exige tanto esforço por parte dos professores. Afinal, ensinar, pra quê?

4 comentários:

Unknown disse...

adorei este post!!!

tudo a ver com o meu TCC!!!

letramento na área pessoal!!!

adorei professorinha nota 10!!!
:)


beijoss
Nat

Anônimo disse...

Pro parabéns...

Investir em conhecimentos rende
sempre os melhores juros.

Bjus
Icléa

Anônimo disse...

Nossa senhora....domingo quando fui votar na antiga escola que estudei fiquei abismada: a situação da escola pública é cada vez pior! Tudo pixado, quebrado, depredado, muito pior do que há 10 anos atrás!
Triste saber que professoras como você são exceção!!! Onde vamos parar com estas condições e com estes professores?
Continuo achando seu trabalho fantástico!
beijão
Juliana Rosso Frediano

Suelly Marquêz disse...

Liza a vida é uma eterna renovação, quando seus aluninhos usaram o material foi com outras professora,
imagino que a sua infinita intimidade com o intelecto facilita a sua contribuição ás estas crianças tao necessitadas de carinho ,pois só aprendemos quando somos valorizados em alguns talentos que possuimos,
eu acredito em voce, amiga, e sei que está no caminho certo,
tudo se faz novo quando a alma é elevada á pensamentos de altruismo....
beijos neste seu coração lindo!
suellyexterdso

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp