Assim eu terminei a reunião de hoje, abraçando mãe por mãe, pai por pai.
Sei o quanto é difícil entregar o filho nas mãos de uma desconhecida - no caso, eu. Muitos desconfiaram, desacreditaram do meu jeito de dar aulas, de minha metodologia (alguns me achavam muito maluquinha). Mas, já no segundo semestre, consegui conquistar a confiança deles. O resultado?? Não poderia ser melhor - os alunos deram um salto enorme no aprendizado.
Mãe quando confia na professora o aprendizado da criança é certo. Na desconfiança, os alunos optam pelos pais e gastam uma enorme energia psiquica, em sala de aula, para não fazer nada. Na verdade, eles - os alunos- querem acreditar, querem gostar da professora, querem se entregar, mas quando os pais não aceitam/aprovam a professora, esses alunos ficam perdidos em sala de aula, numa angústia muito grande. Por isso, logo na primeira reunião eu digo: é muito importante que vocês sejam meus aliados nesse processo de aprendizagem, senão, quem perderá, com toda certeza, será seu filho.
De coração, tenho muita estima pelas mães/pais de meus alunos - exceto por uma responsável (avó). Sei dos meus limites e não consigo/quero gostar de todos. Enfim...
Mas, voltando ao assunto, hoje foi um dia muito especial. Nessa última reunião do ano (entre pais e professora) recebi muitos agradecimentos e votos de confiança para o ano que vem (pretendo das aulas para a mesma turma, na segunda série). Fiquei muito feliz - alguns pais me pediram desculpas pela falta de confiança inicial. Sei que cumpri o meu dever, fiz o melhor que pude, honrei o meu salário e o meu diploma. Fui fiel aos meus alunos, acima de tudo, e naquilo que acredito.
Acredito que todos possam, não há diferenças. Na verdade, para que todos possam, suas famílias devem estar presentes. Eu consigo, já sei disso, mas sem o apoio da família, meu trabalho fica aquém do que poderia ser.
Finalizo essa texto dizendo: mães, pais e reponsáveis pelos alunos da primeira série A, obrigada pela confiança. Espero não ter decepcionado.
NO ano que vem, tem mais, se Deus quiser, estaremos juntos novamente.
Formação da competência docente
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário