terça-feira, 18 de maio de 2010

LIÇÃO DE CASA - LIÇÃO PARA O FILHO

Aí a lição vem feita, escrita com a letra da mãe. Outras vezes, a mãe auxilia dando as respostas. Em outros casos, a mãe recorta. Em todos esses, a mãe prejudica.

A tarefa dos pais é apenas colocar a criança para fazer a lição de casa. O resto TEM que ser com ela.

A criança não sabe o que fazer? Pergunte à professora no dia seguinte.

A criança não lembra o que fazer? Não anotou, como deveria, os deveres de casa.

A criança não sabe como fazer? Deverá prestar mais atenção nas próximas explicações da professora. Se não entendeu, tem que perguntar.

Agora, todo o meu trabalho é em vão se os pais interferem no feitio das tarefas. Mesmo porque, o pensamento da criança na realização de seus deveres é muito diferente do pensamento de um adulto. E assim que tem que ser.

Sei que os pais amam, sei que os pais querem mostrar que o filho acerta, sei que tem vaidade dos pais por trás da ajuda deles (às vezes mais que preocupação), mas eu preciso da autonomia das crianças para garantir o avanço delas.

É tão pouco que o eu peço: deixem seus filhos fazerem a lição de casa, SOZINHOS!

É tão pouco...

Pouco pra quem????

Um comentário:

Unknown disse...

Beth, mas os pais não podem complementar os ensinamentos do professor? Por exemplo, eu posso ensinar minha sobrinha de um jeito que eu acho mais fácil ? Desta forma, ela está fazendo, aprendendo, mas de outro jeito. É errado também?

Construção

Construção
O eu, escreveu Lacan, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O olhar do outro devolve a imagem do que eu sou. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. O bebê tem que (é obrigado a) se “alienar” para que se constitua um “sujeito”. Porém só quando o bebê perde o objeto do seu desejo (mãe/seio) é que ele verifica que sua mãe não faz parte do seu corpo e não é completo (completude). Esta perda/separação vem por meio do “Significante Nome do Pai” que são as leis e limitações naturais da vida (trabalho, individualidade etc.). http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/24/artigo70925-1.asp