cont. de PROFESSORA (CARRETEL) - FORT-DA (?)
Deverei oferecer recursos para que meus alunos elaborem suas angústias (de retorno às aulas ou da minha ausência em suas vidas, durante as férias). Na verdade, seria legal eu oferecer momentos cartáticos, onde eles expressem sua raiva, transfiram agressões, relacionados a personagens e/ou situações.
Sim, sim, agora entendi...
Para que meus alunos se tornem menos agressivos em sala de aula, fato constatado pós férias, eu devo propiciar-lhes um objeto transicional, no primeiro momento. No segundo instante, ajudá-los na ressignificação das situações em que eles foram vítimas. Isso pode ser feito através de um conto, da dramatização etc. O importante é trabalhar com o aluno a fim de reconhecer-se a si mesmo, seu próprio querer, seu próprio pensar. No último momento, deverei ajudá-los na inclusão da realidade, na inclusão do outro real, no outro como igual.
Interessante... Digitando o trabalho para meu curso, encontrei a solução do problema da violência da minha turma. É o que sempre digo: estudar é preciso, navegar, nem tanto.
E viva Alícia Fernandez (Os idiomas do aprendente)!! Vivaaaaaaaaa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário